Hoje eu vim aqui pra contar a vocês minhas primeiras impressões quanto ao alunos que serão "meus" durante dois meses.
Eles estudam numa turma de sexta série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de São Leopoldo/RS.
Minha primeira observação foi feita no dia 03/09/2009, uma aula de Matemática (matéria na qual serei a professora titular). Eles conseguiram me assustar um pouco (risos). Caminhavam muito em sala de aula, gritavam, jogavam giz uns nos outros. Uma loucura! Mas, ainda assim, consgui visualizar um pouco o perfil de cada aluno. Comecei a simpatizar com eles, mesmo em meio a tanta algazarra.
A segunda observação foi no dia 04/09/2009, uma aula de Artes, com um professor bem ao estilo "reggae" (risos), falando a "língua" dos alunos. Achei que estivesse em outra turma. Eles simplesmente se comportaram de maneira totalmente diferente do outro dia. Muito mais atentos, participativos, falantes (e não "gritantes"). Apaixonei-me mais ainda por eles, porque consegui vislumbrar uma "esperança" (risos).
Com tudo isso concluí oq ue já discutimos há muito tempo na área das ciências ditas exatas: temos que capturar a atenção do aluno, tornar a matemática interessante, despertar neles a vontade de aprender. Mas como fazer isso? Ainda não cheguei a uma conclusão, mas estou buscando meios e, até lá, continuo observando minha turminha.
Até outro dia.
Eles estudam numa turma de sexta série do Ensino Fundamental, de uma escola municipal de São Leopoldo/RS.
Minha primeira observação foi feita no dia 03/09/2009, uma aula de Matemática (matéria na qual serei a professora titular). Eles conseguiram me assustar um pouco (risos). Caminhavam muito em sala de aula, gritavam, jogavam giz uns nos outros. Uma loucura! Mas, ainda assim, consgui visualizar um pouco o perfil de cada aluno. Comecei a simpatizar com eles, mesmo em meio a tanta algazarra.
A segunda observação foi no dia 04/09/2009, uma aula de Artes, com um professor bem ao estilo "reggae" (risos), falando a "língua" dos alunos. Achei que estivesse em outra turma. Eles simplesmente se comportaram de maneira totalmente diferente do outro dia. Muito mais atentos, participativos, falantes (e não "gritantes"). Apaixonei-me mais ainda por eles, porque consegui vislumbrar uma "esperança" (risos).
Com tudo isso concluí oq ue já discutimos há muito tempo na área das ciências ditas exatas: temos que capturar a atenção do aluno, tornar a matemática interessante, despertar neles a vontade de aprender. Mas como fazer isso? Ainda não cheguei a uma conclusão, mas estou buscando meios e, até lá, continuo observando minha turminha.
Até outro dia.
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