Revenda Folheados de Qualidade

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Não basta ser professor, tem que ser educador.


Professor é a quele que despeja a matéria na lousa, é confuso, mas se acha o supra-sumo da inteligência, a autoridade.
Educador é aquele que é professor por vocação. É simples e humano. Dá uma excelente aula com tanta facilidade que o resultado é sempre bom.Tudo o que fazemos por vocação é bem feito e sem esforço.

O professor merece a nota que dá, por isso o educador se constrange ao dar nota baixa. Reprovar um aluno, para o educador, é reprovar a si mesmo. Ele respeita o aluno, sabe que o aluno é um ser humano como ele.

Todos queremos ser aprovados na vida. Vivemos numa sociedade competitiva, queremos ser os primeiros em tudo. Prova em branco é ser o último, é desanimador.

O verdadeiro educador se esforça para que o aluno aprenda com seus próprios erros. O educador se preocupa com o ser humano que existe por trás do aluno.
O professor está ali apenas para completar o quadro funcional. Despeja a matéria em cima dos alunos e vai embora.

O educador quer inserir o aluno na sociedade, quer que ele seja uma pessoa melhor, quer que ele tenha sonhos e que lute para realizá-los. O educador se entusiasma com cada conquista do aluno.
O educador também tem um sonho: que estes alunos tenham uma chance de fugir da marginalidade, da miséria extrema e da probreza de espírito. Eu tenho este sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário